sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Antevisão da 7ª jornada ( Liga Sagres)

Arranque da Jornada e o Regresso de Hugo Leal
Estamos a poucas horas do inicio da 7ª jornada da Liga Sagres. O 1 º jogo da jornada coloca frente a frente o Setúbal e o estreante Trofense. O Setúbal vai jogar em casa e a equipa teima em estabilizar neste início de época e conta apenas com 7º pontos, o que os coloca na 12ª posição. Já o Trofense luta para sair do sufoco da última posição apenas com 1 ponto conquistado. O V. Setúbal joga em casa e penso que não irá ter muitas dificuldades para vencer esta partida. Destaque ainda para a contratação do ex-futuro astro do futebol português Hugo Leal pelo Trofense. Dá pena ver um jogador que mostrava ter tanto talento perder-se assim. Boa sorte! Acredito que ainda possas dar muito ao futebol português e a ti próprio. Felicidades!
Atenções centradas nos três grandes.
Benfica
O Benfica joga no domingo às 19h45 (Sporttv) em Guimarães a mais complicada deslocação na Liga até agora. Este jogo é muito importante para Quique Flores e para os seus jogadores. Não só porque, se vencerem mantém (ou podem até ampliar) a vantagem para os seus adversários directos, como também será uma injecção de confiança enorme para os jogadores que têm mostrado falta de confiança e desconforto com a vantagem no resultado. Curiosidade para ver como Quique vai escalar o plantel, após ter deixado Cardozo no banco e este ter entrado e marco o golo da vitória contra a Naval. E ainda, como irá Quique resolver o "miolo" do meio campo? Qual lençol curto, que para tapar o corpo destapa os pés e para tapar os pés destapa o corpo. Com Katsouranis e Yebda o meio campo perde na eloquência ofensiva, com Carlos Martins ganha magia e velocidade, mas perde solidez defensiva. O mesmo para a ainda mais problemática ala direita. Di Maria representa velocidade, perigo para a baliza adversária, desmarcações perfeitas, mas um vazio defensivo e um deficiente apoio ao lateral e ao "miolo". Já Rubem Amorim, trás uma grande segurança na ala direita e no apoio ao lateral e ao "miolo", mas raramente se aventura e quando o faz é com pouco perigo, não provocando quaisquer desiquilibrios. Por fim, a lateral esquerda? Será que Leo já aprendeu pela sua passagem pelo banco tudo certinho ? Jorge Ribeiro tem estado bem, fez inclusive a assistência para o golo da vitória frente à Naval. Mas, Leo, mais experiente não seria talvez uma mais valia para este jogo? Boa sorte Benfica! Sempre contigo! Quique faz o que tens feito até agora, um bom trabalho. Tens o meu apoio.
Futebol Clube do Porto
Outro jogo que aguardo com alguma ansiedade é o jogo do Porto. Este jogo amanhã na Figueira da Foz contra a Naval, será a meu ver, decisivo para as ambições da equipa, mas principalmente para Jesualdo Ferreira . No último jogo no Dragão, onde o FCP perdeu 2-3 frente ao Leixões, já se viram muitos lenços brancos e um resultado negativo na Figueira (mesmo um empate) pode incendiar definitvamente as relações entre o treinador e os adeptos, e em consequência, com a Direcção.
Com a Naval o FCP inicia um ciclo de jogos bem dificeis e fulcrais como visitante. Primeiro com a Naval, onde necessita vencer para não se distanciar (ainda mais) dos seus adversários directos e ganhar confiança para os jogos decisivos que se avizinham. A conquista dos 3 pontos na deslocação a Kiev para a liga dos campeões é decisiva para a passagem para os oitavos-de final e logo de seguida segue-se a deslocação à capital para jogar com o Sporting a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Os dados vão ser lançados amanhã para Jesualdo Ferreira e companhia, vamos ver o que vão ditar.
Sporting
Já aqui o nosso rival da 2ª circular, após empate em Paço de Ferreira na última jornada, segue para Vila do Conde onde vai jogar no sempre dificil terreno do Rio Ave no Estádio dos Arcos. Com os casos, que afinal não são casos, mas sim anedotas, porque o capitão Polga diz que até faz rir o balneário, vamos ver como irá o Sporting reagir ao empate da última jornada e à necessidade de conseguir os 3 pontos para não deixar Porto e Benfica fugir.
Os líderes Nacional e Leixões
Por fim, dou o merecido destaque aos dois líderes do campeonato. O Nacional joga na segunda-feira na Madeira, mas na casa do seu rival Marítimo. A estatística favorece o Maritimo, mas este Nacional, já demonstrou não estar a respeitar as estatísticas esta época e vai em 1º lugar em igualdade pontual com o Leixões que joga em casa no domingo com o Paços de Ferreira que se encontra a baixo da linha de água, apesar de ter feito uma boa exibição contra o Sporting. O Leixões encontra-se muito motivado após ter vencido o Porto no Dragão. Foram inclusive recebidos como autênticos deuses na Mercado em Matosinhos. Parabéns aos dois e desejo que mantenham a audácia de desafiar os "colossos". Finalmente coragem e alguma emoção no campeonato.
Boa jornada e quero gooooooooooolos!

O interdito "Diabo de Gaia" e o suspenso mas livre Pinto da Costa.

O ( perigoso) adepto do Sport Lisboa e Benfica que invadiu o relvado no jogo da Luz com o Futebol Clube do Porto e agrediu o fiscal de linha com um " cachaço", ficou hoje a saber a decisão do Tribunal da Pequena Instância de Lisboa. Interdição de entrar nos estádios de futebol durante um ano e foi também condenado com uma pena de prisão de 12 meses. Tal como, tem ainda de pagar uma indemnização de 2 500 euros a José Ramalho, o árbitro auxiliar que agrediu na invasão de campo. Carlos Santos, o «Diabo de Gaia», foi ainda condenado por invasão de campo. A sentença é de mil euros de multa e se não pagar terá de cumprir 140 dias de prisão.
O adepto do Benfica foi ainda condenado por ofensa à integridade física qualificada, com pena de um ano de prisão, mas pode ser substituída por 140 dias de multa.

Não critico a decisão até porque ela em nada fere a sensibilidade jurídica , é uma decisão que segue a lei, logo justa.


Mas agora existe algo, que não dá para deixar de reparar( até porque tudo faz no sentido contrário) e criticar.
O ( Intocável) Sr. Pinto da Costa, por incrivel que pareça, pois nada o levava a crer, foi suspenso por dois anos, pelo conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. O homem que foi suspenso por dois anos por tentativa de corrupção a arbitros continua (espantam-se?) a pavonear-se pela Tribuna VIP dos variados estadios nacionais e Tribuna do Estádio do Dragão, clube do qual é Presidente (suspenso).

Ora a alinea d) do artigo 25º do regulamento disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol, prevê a suspensão dos dirigintes de futebol, sanção que foi imposta ao "Santo" Pinto da Costa, por dois anos. A secção II do referido regulamento, prevê o "Cumprimento e Efeitos das Penas". Qual não é o meu espanto(ohooh), quando vejo que o artigo 33º relativo ao cumprimento e efeito da pena de suspensão de dirigentes enuncia o seguinte: " A pena de suspensão aplicada a dirigentes dos Clubes...inabilita-os, durante o período da sua execução, para o exercício,em especial, das funções de representação no âmbito das competições desportivas e das relações oficiais com aLiga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol."

Isto quer dizer que um dirigente estando suspenso, isso, inabilita-o para o exercício das funções de representação no âmbito das competições desportivas com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Federação Portuguesa de Futebol? Não posso! Ia jurar que tenho visto o Sr. Pinto da Costa na amena cavaqueira com dirigentes da Liga e da Federação, recentemente nos estádios sempre que o FCP joga ( em Alvalade ao lado do representante do Sporting, o Presidente Soares Franco) e no Dragão, acompanhado, com nada menos que Carlos Queiroz, selecionador Nacional de Futebol.... é verdade, ele anda ai pelos estádios como adepto do FCP, não a representar o clube, claro!

Enquanto durante um ano o interdito Diabo de Gaia irá ficar afastado dos relvados, o suspenso e Anjinho Pinto da Costa irá passear livre e incólume pelas Tribunas VIP e Presidências dos Estádios.

Um Direito cada vez mais torto!

Wildlife Photographer of the Year Competition (Fotografia)

( Brian Skerry, First encounter, Auckland Islands, Nova Zelândia)
(Cece Fabbro, Swamp cypress, Lake Martin, Louisiana)

( Guillaume Bily, Storm terns, Islândia)
( Carlos Virgili, Sun jelly, Badallona, Espanha)

(Andy Biggs,Skeleton Coast, Costa da Namibia)


(Franz Josef Kovacs, Moonrise over the Badlands)



Uma exposição fantástica no Natural History Museum em Londres.

Aquecimento Global ( Degelo)


NO COMMENTS

Macaco Colubos Preto ( Espécie em Perigo Extinção)


NO COMMENTS

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Presidente da República, entre o veto e a demissão do Governo

Muito honro a figura de Presidente da República Portuguesa (PR), um dos orgãos de soberania do Estado Português, por força do nº1 do artigo 110 da nossa Constituição da República(CRP), pela qual também tenho jurídicamente muita estima, por ser uma das Constituições mais garantisticas do seu povo. No entanto, não deixo de lhe apontar algumas imprecisões que pergunto eu se não serão prepositadas, nomeadamente em relação à figura do Chefe de Estado, o Presidente da República.
A constituição portuguesa, coloca o PR como orgão de soberania e Comandante Supremo das Forças Armadas, ao qual cabe, segundo o diposto no artigo 120º da CRP, garantir a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas. No entanto, em termos legislativos, o orgão de soberania, chefe máximo do Estado, vê o seu papel reduzido praticamente a mero "come e cala" ( perdoe-me a expressão).

Em termos de competências legislativas, isto muito abreviado, o PR tem o poder de promulgar ou vetar um diploma( sejam decretos-regulamentares, decretos-lei, leis). Até aqui muito bem. No entanto, basta estarmos num governo com a maioria absoluta representada na Assembleia da República( outro orgão de soberania) que mesmo que o Sr. Presidente vete o diploma, ele volta à assembleia e como o governo tem a maioria absoluta na assembleia, o diploma é novamente aprovado e volta exactamente como estava ( se alterarem alguma coisa, o PR pode vetar de novo) para as mãos do Chefe de Estado, para não ter outra solução senão baixar a cabeça e promulgar o diploma e mandar publicar em Diário da Republica.

Ora, desde que Srº Prof. Anibal Cavaco Silva é Presidente da República já utilizou este seu poder/dever por seis vezes. Mais recentemente em Agosto, foi utilizado quanto à (muito criticada) lei do divórcio, na qual o Sr. Presidente fez duras criticas ao diploma, Mais recentemente, já este mês , quanto à crise que o país está a viver, o PR disparou duras criticas ao Governo, o que pareceu ser o azedar das relações entre o Presidente e o Governo de José Socrates.

Ontem, como já se esperava o PR vetou o novo Estatuto dos Açores, mas desta vez utilizou palavras que não foram utilizadas ao acaso. Considerou que o novo Estatuto, limita de forma "intolerável" e "inadmissível" os poderes do Parlamento e diz ainda que está em causa o"normal funcionamento das instituições". Ora, como já referi, estas palavras não foram proferidas ao acaso. Certamente farto de vetar diplomas e ver o governo simplesmente assobiar para o lado, Cavaco Silva, utiliza a maior arma que tem ao seu dispor, mas também a potencialmente mais gravosa para o País, a demissão do Governo e consequente exoneração do primeiro Ministro, convocando de seguida eleições antecipadas.

Este poder/dever consagrado constituicionalmente na alinea g) do artigo 133º da CRP, está limitado a tal situação se tornar necessária para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas, e ouvido o Conselho de Estado.

As palavras já foram proferidas nesse sentido por Cavaco Silva mostrando desta vez um sinal de intolerância. O PR frisou com toda a intencionalidade que quanto a esta questão está em causa "o normal funcionamento das instituições".

O PS comunicou entretanto a intenção de nada alterar na proposta do novo Estatuto, mantendo a sua posição " de come e cala", posição aliás assumida ao longo de todo o mandato, que pode ser descrita numa palavra...arrogância!

Mas o PR, também deixou uma mensagem à Assembleia da República ( AR) para mudar o sentido de voto dos deputados não PS : "A Assembleia da República procedeu a uma inexplicável autolimitação dos seus poderes", a fazer aprovar um artigo pelo qual o Parlamento só poderá rever futuramente no Estatuto "as normas que a Assembleia Legislativa da Região pretenda que sejam alteradas e que, como tal, constem da sua proposta de revisão".
O PCP, pela voz do lider da bancada, Francisco Coelho, já demonstrou que poderão já mudar o seu voto na próxima votação do diploma na AR, alegando para o efeito que os motivos do veto presidencial são "pertinentes".

O PSD açoriano afirmou, através de um seu vice-presidente, José Manuel Bolieiro, que a atitude do PS é de "afrontamento", o mesmo deve ter achado o PR para ameaçar deixar cair a sua dominada " bomba atómica".

A paciência tem limites, e o Presidente da República parece ter chegado ao fim da sua. Um Chefe de Estado tem a sua dignidade, honra e ocupa uma posição muito importante na governação do Estado Português, algo que o actual Governo, representado pelo Eng. Socrates, não parece querer saber e assobia para o lado sempre que o PR fala.

Prof. Anibal Cavaco Silva, Sr. Presidente, os meus parabéns pela firmeza das suas convicções. Por estar a servir o Seu (nosso) País da forma possível que a Constituição da República Portuguesa permite a um Presidente da República servir o seu país, esfaziando-o de poderes.

Seja firme nas suas convicções, o País agradece.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Cavalia ( Espetáculos)

Destaque ao brilhante espetáculo que estará até sábado dia 01 de Novembro no passeio marítimo de Algés. Criada por um dos pioneiros do Cirque du Soleil, Normand Latourelle,que pertenceu à equipa do Cirque du Soleil entre 1985 e 1990, depois de mais de mil e cem representações por todo o mundo, chegou dia 02 de Outubro a Portugal e já foi visto por milhares de pessoas. O espetáculo estava previsto ficar em exibição apenas até dia 19 de Outubro, e a verdade é que irá terminar apenas sábado, dia 01 de Novembro face à afluência de pessoas ao espetáculo que superaram as expectativas da organização. Normand Latourelle explica a ideia por detrás do espetáculo: "o cavalo é como um espelho do homem, acompanhou-o durante toda a sua história, desde o tempo das cavernas". Foi essa relação entre o homem e o cavalo que quis explorar em Cavalia, tendo sempre em conta "que isto é um espectáculo de entretenimento, para divertir as pessoas".


Para localização do evento, preços e ect., pode consultar aqui http://www.cavalia.pt/

Benfica na frente...(Liga Sagres)

O Benfica este fim-de-semana ao ganhar ao Naval na Luz, e beneficiando da derrota do Porto frente ao Leixões ( no Dragão) e do empate do Sporting em Paços de Ferreira, está finalmente na frente do campeonato...dos "3 grandes". Tudo isto, devido ao até agora surpreendente campeonato do Nacional e Leixões que vão ambos na frente com 13 pontos, senão poderia mesmo dizer-se que o Benfica é lider do campeonato. Mas, o Nacional e o Leixões têm estado muito regulares, coesos. Dou os meus parabéns e o meu destaque a ambos, pois até agora estão a merecer estar na frente do campeonato.

No entanto, algo não deixa de ser realidade. O Benfica está a frente do Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, com mais 1 e 2 pontos respectivamente, o que já não acontecia desde a ultima vez que foi campeão na época de 2004/2005.
Os meus parabéns ao clube que festejou ontem os cinco anos da nova ( e gloriosa) casa, o grande estádio da Luz.
Parabéns à direcção, representada pelo seu Presidente Luis Filipe Vieira, ao Director Desportivo o SENHOR Rui Costa ( eterno MAESTRO), à equipa técnica, principalmente a esse grande "gentleman" do futebol, Quique Flores e finalmente a todos os jogadores que integram a equipa principal pelo trabalho realizado até agora que naturalmente está a reflectir na tabela da Liga Sagres.

Quanto ao jogo em si, não posso dizer que o Benfica fez um grande jogo, porque não o fez...Desta vez, não vou apontar o dedo a uma cabeça amarela, pois ela não teve lá, por consequência também não o posso fazer à pessoa que o não colocou lá dentro. Quique Flores escalou para este jogo aqueles jogadores que à partida deviam jogar, com excepção na minha opinião apenas de um...Ruben Amorim. Foi inclusíve pelo lado onde este jogou, o lado direito, que o Benfica jogou coxo, sem imaginação e profundidade. Quique viu bem o erro e colocou Di Maria no seu lugar ( a minha opção inicial para ocupar aquele lugar), no entanto, não surtiu grande efeito prático, Di Maria nada veio acrescentar ao jogo, aliás os golos nasceram de cruzamentos do lado esquerdo, onde tanto Jorge Ribeiro, mas principalmente Reyes ( mais um bom jogo) conseguiram criar os poucos desiquilibrios que existiram durante os 90 minutos de jogo.
Quique leu bem o jogo ao fazer entrar Katsouranis para o lugar de Carlos Martins e Cardozo para o lugar de Suazo. Pois bem, o miolo ganhou consistência e todos sabemos o grande golo que Cardozo marcou quando já pairava no ar (mais) um empate. De realçar a força de vontade e o acreditar da equipa após sofrer o golo da igualdade. Bons minutos finais a reter por Quique Flores.

Mais uma vez, o Benfica a ver-se a ganhar encolheu-se, ficou com medo de trocar a bola e entregou-a precipitadamente ao adversário sempre que teve a sua posse. Sem querer tirar mérito ao Naval, que também o teve, mas o Benfica não se pode fechar assim a ganhar 1-0....
Quique Flores fala em "falta de confiança", algo que concordo, acredito que se o Benfica se continuar a ganhar jogos e a criar esse hábito, que na verdade não existia nas ultimas épocas, vai se notar confiança a crescer com o grupo. É muito importante, o grupo sentir essa confiança, pois ao estar a ganhar, cria a estabilidade necessária para trocar a bola com segurança, aguentando a bola em sua posse, para no momento certo desequilibrar e criar perigo concreto na baliza adversária.

Força SLB! Continuem o bom trabalho.

86 jogos depois......( Premier League)

A 9ª jornada da Premier League, tinha como grande jogo o Chelsea-Liverpool. O Manchester era à partida o grande beneficiado com este encontro, pois iria independentemente do resultado, poder ganhar face à perda de pontos dos seus adversários directos ao titulo. Mas, para isso teria que vencer....

O actual campeão em titulo (Man Utd) entrou em campo no sábado frente ao Everton sabendo que tinha que ganhar para se aproximar do líder Chelsea e/ou ultrapassar o Liverpool. A jogar em casa do Everton advinhava-se uma dificil partida para os Red Devils, mas até começaram bem com um golo logo aos 22 minutos. No entanto, o Man Utd deve dificuldades no resto do jogo, onde Cristiano Ronaldo esteve muito apagado, o que permitiu ao Everton chegar ao golo do empate ao minuto 63. Ronaldo ainda teve uma grande oportunidade já ao cair do pano, mas desperdiçou-a, acabando o jogo empatado 1-1 e o Man Utd mais longe dos seus adversários directos.

No jogo entre o Chelsea e Liverpool este domingo, não estava apenas a disputa do primeiro lugar em casa, mas sim a (incrível) invencibilidade caseira do Chelsea de 1710 dias, 86 jogos! Depois do inicio fantástico do Chelsesa esta época (20 pontos em 8 jogos, com vitórias bem confortáveis) penso que ninguém esperava (certamente os fãs do Liverpool sim) que o Chelsea fosse perder este jogo em casa. A verdade é que este Liverpool já dava sinais de esta época ser um forte candidato ao título de campeão da Premier League, com exibições consistentes, a andar sempre no topo da tabela a poucos pontos do lider Chelsea. Não se pode dizer que o Liverpool tenha merecido vencer, mas foi ele quem marcou o único golo da partida....que por sinal foi bastante feliz ( que sorte!) para o Liverpool e muito infeliz para o Chelsea e principalmente para o "nosso" Bosingwa, a bola resalta nas suas costas e engana Petr Chech...o futebol é mesmo assim!
O Liverpool, que não é campeão à 18 anos, está na frente do campeonato e a 3 pontos de distância da concorrência directa, Chelsea e do (surpreendente) Hull City que visitou e venceu o WBA por 3-0! É bonito ver-se estas equipas ( the underdogs) conseguirem intrometer-se no meio dos colossos. Parabéns Hull City, continuem!

Destaque ainda para o hat-trick de Robinho na vitória do Manchester City em casa frente ao Stoke City. Lembre-se que Robinho saiu esta época do Real Madrid e é já o 2º melhor marcador a um golo do campeonato com 6 golos, a apenas um do ( surpreendente!) Amr Zaki que esta jornada ficou em branco, tal como o seu Wigan que foi goleado por 4-0 frente ao Aston Vila.

domingo, 26 de outubro de 2008

Simplesmente...Monet


Claude Monet
( Venice)













(Impression, soleil levant)

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Yes you can !


O Senador Obama está muito perto de poder dizer " Yes, We dit it!", após do muito apregoado "Yes We can" ao longo da sua campanha para ser eleito canditato a Presidente dos Estados Unidos da América pelos democratas e , depois já como canditado o slogan "We can believe in change".
Obama não pára de surpreender e a 12 dias das eleições pára a campanha, o que nunca tinha sucedido na história politica americana. O facto para este acontecimento histórico nas campanhas eleitorais americanas, deve-se à sua avó, Madelyn Dinham, de 85 anos se encontrar gravemente doente no Havai (onde vive). Obama que não teve tempo de se despedir da sua mãe quando faleceu, disse numa entrevista à CBS: "Não quero cometer o mesmo erro outra vez." Ontem, depois de uma marcha em Indianapolis, Obama apanhou um avião para Honolulu, no Havai.
Estará no Havai durante cerca de um dia ao lado da sua avó Madelyn Dinham, com a qual cresceu.
Esta atitute, reflecte o seu carácter e os seus valores, onde demonstra cada vez mais ser a pessoa certa para governar um país afundado pela críse, não só económica, mas também de valores.
Questionado pela CBS sobre se a sua decisão de abandonar a campanha representava um risco, Obama respondeu: "Acredito que as pessoas compreendem que se não cuidarmos da família, também não seremos capazes de cuidar dos outros". Simplesmente brilhante, e uma pequena indirecta à Senadora Sarah Palin, a Vice escolhida por McCain, que tem a sua filha, Bristol, de 17 anos grávida. Alguma coisa correu mal no acompanhamento familiar de Sarah Palin à sua filha Bristol... e como disse e bem Obama, quem não consegue cuidar da sua família, não será certamente capaz de cuidar do maior país do mundo.
O candidato anulou acções de campanha hoje e amanhã em Iowa e Wisconsin, dois estados ainda indecisos, onde Obama surge com vantagem nas sondagens. Mas a sua campanha não pára, e o cada vez mais primeiro Presidente Afro-Americano, ainda antes de partir para o Havai, gravou uma entrevista ao canal ABC que será transmitida amanhã e vai prosseguir com a vaga de anúncios. Para além disso, a sua mulher, Michelle, e o seu número dois, Joe Biden, vão continuar as acções de campanha na batalha pelos derradeiros votos de indecisos.
Senador Barack Obama, yes you can!

A Premier League e o goleador desconhecido à solta

Neste inicio de época da Premier League ( 1ª Liga Inglesa) há um jogador (inesperado) que tem ofuscado, Drogba, Adebayor, Fernando Torres e até Cristiano Ronaldo. Pelo menos no que diz respeito ao número de golos. É verdade, tal como diz este "poço" de humildade que é (o nosso) Cristiano Ronaldo, na época passada "ninguém fez mais que eu" (!) Já esta época não se pode dizer o mesmo, porque um tal de Amr Zaki decidiu abrir o "livro" e desatar a marcar golos. Este Egipcio de 25 anos do (modesto) Wigan em 8 jornadas já leva 7 golos, dois golos a mais que o segundo e terceiro classificados, Fernando Torres e Jermain Defoe (ambos com 5 golos), o que faz dele ( por enquanto) o melhor marcador da melhor liga do mundo.

Este facto não está a passar despercebido aos melhores clubes Ingleses e, a verdade é que já o Liverpool e o Manchester City ( do milionário que traçou uma equipa galática para os próximos anos) revelaram interesse no Egipcio. O jogador que está no Wigan por empréstimo pelo Zamalek, revelou antes de marcar dois em golos em Anfield Road (Estádio do Liverpool) que não estaria interessado em pensar no seu futuro antes do Verão.

Se continuar assim, acredito que a máxima "Ano Novo, Vida Nova" , se vai aplicar a Amr Zaki, com a vertente " Ano Novo, Clube Novo", uma vez que não acredito que o Zalamalek vá resisitir às libras que o Colosso Liverpool e o "futuro Galático" Manchester City vão estar dispostos a oferecer.

Um jogador a acompanhar.

Para mais uma jornada da Premier League, destaco o clássico entre Chelsea vs. Liverpool neste domingo, com os portugueses Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho e o "nosso" amigo Scolari e companheiro Murtosa. Este Chelsea está a jogar muito,vontade de vencer e marcar sempre mais estão em destaque como Terry referiu esta semana. Com Mourinho "tínhamos uma mentalidade forte, em que íamos a um campo e fechávamo-nos, de modo a alcançar os três pontos”, já com Scolari "estamos ansiosos por insistir, conseguir o segundo golo e matar o jogo. Claro que às vezes os jogadores pensam que o 1-0 chega, e podemos tentar segurá-lo, mas nove em cada dez vezes temos vontade de insistir e acabar com o adversário. Essa é a diferença entre o que acontecia antes e o que acontece agora.” disse John Terry, capitão dos blues.

Um olho também no Everton vs. Man Utd de Ronaldo e Nani. Uma deslocação sempre dificil, na qual o Man Utd pode beneficiar com um eventual deslize do Chelsea frente ao Liverpool. Seja qual for o resultado entre estes dois clubes, o Man Utd vai sair beneficiado se ganhar... se escorregar e o Chelsea ganhar, as coisas podem se complicar para os Red Devils.

Por fim, o surpreendente Hull City tem que tem sido "embalado" pelo ex-benfiquista "Soneca" (Geovanni) ocupa o 3º lugar a 3 pontos do Chelsea deslocam-se ao terreno do WBA, que na ultima jornada foram goleados (5-0) pelos líderes do campeonato, o inevitável Chelsea.

Boa sorte a todos, e o desejo de mais uma jornada fantástica!

Quem ganha com isso somos nós, apaixonados pelo futebol!

Vincent Van Gogh




















Vincent Van Gogh ( Auto-Retrato)
Um dos meus pintores preferidos.


( A noite estrelada)

( Campo de Trigo com Corvos )


(O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite)

Ainda não foi desta ( Taça UEFA)

Ontem o ( "meu") Sport Lisboa e Benfica ( daqui em diante Benfica) entrou em campo certamente esperançado em conseguir conquistar a 1ª vitória em solos gêrmanicos frente ao Herta de Berlim. Sinceramente, não duvidava que isso fosse possível, já vi esta época este Benfica jogar bom futebol ( e muito) com um bom resultado (casos do jogo contra o Sporting e o Napoles ). No entanto, temi o pior quando vi um uma cabeça amarela entrar em campo que não a do ( surpreendente) Yebda....
Este lesionou-se no aquecimento e Quique Flores , que desde já lhe dou os meu parabéns pela serenidade que veio trazer ao clube e, sentido de entrega, trabalho e respeito pela camisola, colocou no seu lugar Binya.

Para mim foi uma opção errada, a unica coisa semelhante entre Binya e Yebda é mesmo só a cor do cabelo. Binya, com todo o respeito que tenho,como pessoa e jogador, não é jogador para o Benfica. É muito fraco taticamente, técnicamente e tem muita dificuldade em construir jogo incrível , mesmo a destruir é fraco, ocupa-se mais em destruir as pernas dos adversários do que a destruir jogo, causando muitas vezes faltas sem sentido nenhum(não faz uma falta inteligente!).

Se tivermos em conta que ao seu lado iría jogar Katsouranis, um jogador completo que preenche bem o meio campo, mas de certo forma defensivo, era claro que Bynia iria ser uma nulidade naquele meio campo, um vazio! Carlos Martins devia ter sido a opção inicial, um jogador que pensa bem o jogo, construi e distribui o jogo e ainda é uma boa opção para remates de meia distância.... infelizmente Quique assim não o entendeu, o que até de certa forma compreendo. Jogou pelo seguro e tentou reforçar o meio campo para ganhar o jogo nesse terreno, partindo assim rapidamente para o contra ataques. Mas a verdade é que se Katosouranis recupera uma bola e rapidamente procura um apoio para lançar um contra-ataque, tem Binya ao seu lado que não sabe ler o jogo e o timing para o contra ataque perde-se.... Se é o própria Bynia a recuperar a bola (sem falta, o que raramente acontece) este não tem a displicência de efectuar uma rápida leitura de jogo e, ou perde a bola ou coloca mal a bola para trás travando um ataque e fazendo que o ataque comece todo de novo....Luisão (ou Sidnei) para Jorge Ribeiro ou Maxi, Maxi/Jorge Ribeiro de novo para Binya e Binya lá tem que arranjar uma solução outra vez ( que martírio deve ele pensar quando tem a bola nos pés, até queima), o que torna o jogo muito lento, logo previsivel e sem efeitos práticos. Quando simplesmente cansados daquele " toma lá tu que eu não sei o que fazer" entre Binya, Katsouranis, Maxi, Jorge Ribeiro, Luisão e Sidnei lá vai xutão para as alas ou para os avançados, o que contra os " pequeninos e fraquinhos" alemães tá se mesmo a ver o resultado, nulidade prática da maioria dos ataques e um cansaço e frustação desnecessário para os alas e avançados. Quando isso não acontece, lá vêm os alas buscar jogo ao miolo, mas depois ficam sem ninguém para jogar nas as alas que são importantes e perdem-se ataques, atrás de ataques e, já há muito se sabe quem não ataque sofre....
E foi isso que aconteceu quando Quique decide bem colocar Carlos Martins em campo, mas mal ao tirar para este entrar, o Katsouranis (!) e deixar o Binya? Não vou já começar a criticar o treinador, até porque defendo e aplaudo que os adeptos e a própria equipa tem que perceber que não se começa a construir nada pelo fim, e nesta época o importante é construir uma equipa e introduzir o sistema de jogo, mentalidade e princípios do treinador, mas não é por isso que deixam de existir objectivos nesta época. A nivel internacional passar os grupos é um objectivo e a nivel nacional qualificarnos para a liga dos campeões são objectivos que podem ver-se comprometidos com estas decisões que não compreendo. Espero que ele (Quique) as compreenda e , sendo assim quer dizer que são decisões suas, pensadas, logo pode perceber que estão erradas....se já forem simplesmente burrices, para não dizer incompetências as coisas vão se complicar. No entanto, acredito no valor de Quique e espero que ele aprenda com os seus erros, alías, só se tem a aprender com eles.

Por enquanto, a verdade, tal como Quique disse no final do jogo, "empatar fora de casa é passo em frente". Se tivermos em conta que jogámos fora e na forma como está estruturado este grupo da UEFA (com as equipas a defrontarem-se só uma vez entre si) todos os pontos acumulados são importantes e um ponto fora, é sem dúvida bom.

Os meus parabéns a Nuno Gomes pelo o bom jogo que fez, trabalhou muita para a equipa.

Agora é importante ganhar os jogos em casa e ainda conseguir pontuar no jogo fora!

Força Benfica! Eu acredito!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Liga dos Campeões (Mais uma ronda)

Hoje começa mais uma ronda, desta única e fantástica Liga! A Liga Dos Campões

Com duas equipas Portuguesas a representar Portugal, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal só posso deixar de desejar boa sorte e que ganhem os dois aos representantes do futebol Ucraniano, o Shakhtar Donetsk e o Dinamo de Kiev.

O FCP apesar da derrota (humilhante) por 4-0 contra o Arsenal, a verdade é que, como diz e muito bem Jesualdo Ferreira, só se encontra a um ponto do Arsenal e enquanto estes têm hoje a (sempre) dificil deslocação à Turquia contra Roberto Carlos e companhia, o Porto recebe de certa forma mais tranquilo o Dinamo de Kiev, sabendo que se fizer o seu jogo, conquista os três pontos, enquanto o Arsenal vai ter que suar muito para conquistar o mesmo... não me admiraria muito que no final do jogo de hoje o FCP volte à liderança do Grupo G.

Já o Sporting amanhã tem uma deslocação complicada e encontra-se a 3 pontos do líder, o poderoso Barcelona que se desloca ao estádio do Basel como líder incontestado do Grupo C. O Sporting tem que entrar com a noção que precisa de pontar, mas sem correr muitos riscos, o Basel irá provavelmente perder os 3 pontos para o Barcelona, pelo que basta empatar para seguir tranquilamente em segundo lugar.

Por fim não posso deixar de referir o "Duelo de Titãs " de hoje: a vecchia signora Juventus vs o Galático Real Madrid.

Aposto na vitória do Real Madrid

O Renascer do Lince-Ibérico

Por cá, apraz-me ter conhecimento do Acordo de Cooperacção entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha Relativo ao Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince-Ibérico( Decreto nº 50/2008), no ambito da Convenção sobre Diversidade Biológica ( assinada no Rio de janeiro, 1992), por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento
O Lince Ibérico é a espécie de felídeo mais ameaçada do mundo e as suas populações encontram-se numa situação critíca ( tal como outras espécies, como por exemplo o Lobo-Ibérico) as uas populações encontram-se numa situação crítica.
O lince -ibérico, é o símbolo de conservação dos ecossistemas mediterrânicos, espécie única, da
Península Ibérica, pelo que esta medida é, sem duvida de salutar, uma vez que, a reprodução em cativeiro do lince-ibérico é uma ferramenta complementar aos trabalhos de conservação in situ, de grande valor para o maneio genético e demográfico da espécie, bem como para a recuperação das populações silvestres.
Esta ligação com a Espanha nesta luta comum é uma medida correcta, uma vez que o Programa espanhol de reprodução em cativeiro se encontra em franca evolução e , acredito que juntando experiências e vontade de solucionar um problema comum, caminharemos rapidamente para retirar o Lince-Ibérico da lista de espécies ameaçadas.
Ambas as partes assumiram como compromisso apoiar científica e financeiramente , em especial implementar um centro exclusivo para reprodução em cativeiro do lince -ibérico, deforma a dar resposta à necessidade urgente de instalaçõespara o desenvolvimento do Programa.
A reprodução em cativeiro do lince-ibérico é reconhecidamente uma ferramenta complementar aos trabalhos de conservação in situ, de grande valor parao maneio genético e demográfico da espécie, bem como para a recuperação das populações silvestres
Esta é uma medida requerida à muito (talvez demasiado) tempo que finalmente ganha consistência jurídica para se cumprir a preservarção desta espécie fantástica e desconhecida por muitos.
O meu saludar ao Ministério Ministériodo Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, tal como ao Instituto da Conservaçãoda Natureza e Biodiversidade, e ao Ministério do Meio Ambiente Espanhol (MMA).

A dictomia Ambiente - Economia

Numa altura que os governantes dos Países Ocidentais ( Estados Unidos da América e os 27 da União Europeia) andam "mergulhados" na crise financeira e que parecem afundar-se com ela no que diz respeito a visionar que existe vida para além dos défice e das Finanças, os Ministros do Ambiente dos 27 da UE reunirem-se ontem para debater um tema mais defastador do que a crise económica, mas que no entanto e, infelizmente, não recebe a devida importância - As Alterações Climáticas-

A citada crise relogou para segundo (terceiro ou quarto?) plano, a luta às alterações climáticas, que os 27 em 2007, obrigaram-se a cumprir, reduzindo as libertações de gases causadores do efeito estufa em 20% antes de 2020. Além disso, ainda se comprometeram a fazer que as energias renováveis representem 20% do total das fontes energéticas.

Após esta reunião, os planos de combate ao aquecimento global parecem ficar por cumprir (quando ainda vamos em 2008). Com a actual crise financeira e o abrandamento da economia, vários são os dirigentes europeus que recusam correr o risco de fragilizar as suas indústrias.
Com vista a cumprir o plano de redução, a UE, pela Presidência Francesa, pretende obrigar as empresas Europeias mais poluidoras a pagar por cada tonelada de CO2 emitida.
No entanto, dez países da UE , torceram o nariz a esta medida, chegando inclusíve a Alemenha e a Polónia a ameaçar o veto desta proposta, obrigando a Presidência Francesa da UE a ponderar "100% das quotas de emissão gratuitas para uma lista restrita de empresas seleccionadas". Quantas empresas estarão nessa " restrita" lista? Como vão explicar às outras empresas que não estão nessa "restrita" lista? Parece-me uma medida falhada à partida, a Presidencia da União Europeia tem que ser firme nesta questão, andar em frente e não se deixar toldar pela " furacão" da crise mundial.

Isto a menos de dois meses da conferência das Nações Unidas que começa a 1 de Dezembro em Posnan, Polónia, aonde a UE queria ( e digo, mais, devia!) dar exemplo ao resto do mundo com uma posição clara e firme para o acordo mundial de protecção do clima- o Protocolo de Quioto-depois de 2012-
Se não tem uma posição clara e firme sobre este assunto a UE não vai acrescentar nada de bom à referida conferência na Polónia, aliás indo sem um plano forte e firme pode até por em causa qualquer plano que possa vir a ser apresentado.
Esta crise apenas veio demonstrar que a grande falha num desenvolvimento sustentável do ambiente na UE passa muito, senão toda a responsabilidade, pelos governantes, que eles próprios sobropõem a qualquer outra questão, não avaliando a verdadeira importância do meio ambiente.

O bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo (Efeito Borboleta, Teoria do Caos). Apesar de ser apenas uma interpretação alegórica do facto ciêntifico, imaginem a quantidade de emissão de CO2 emitido pelas milhares de fábricas existentes pela Europa o que provocam ( e tem provocado). A pequena diminuição que seja, pode fazer muita diferença.

Líderes do mundo, cabe à vós fazer a diferença.


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Presidente Obama vs Fantoche McCain

O esperado aconteceu, o Senador Obama dominou calmamente o ultimo debate presidencial antes das eleições a 4 de Novembro.
A direcção que o debate tomou por parte deMcCain, foi tudo menos interessante e inesperado. Pressionado pelas sondagens que dão larga e confortavel vantagem ao seu adversário, McCain atacou de forma agressiva e exaustiva as ideias de Obama, acabando por revelar inevitavelmente um vazio de ideias, apenas um excessivo "bota-abaixo" do seu adversário, não revelando ideias novas. A forma até que expressou o seu discurso contra Obama, mais pareceu um "cão raivoso" (Mad Dog) dado ao seu discurso demasiado enraivecido....e demasiado sarcático. Quando faltam argumentos o desespero aparece e é o que está a acontecer à campanha de McCain pela presidência Norte Americana.... o encolher de ombros no final do debate televisivo do director da campanha republicana, Rick Davis é o exemplo perfeito disso, do desespero e conformação da derrota.

Para ajudar a campanha do Republicano, o ex-Secretário de Estado( Republicano!) Colin Powell veio hoje apoiar (ou será apoiar-se?!?) o futuro Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

No seu comício em Ohio (um Estado decisivo e ainda indeciso), McCain nem quis falar sobre o apoio de Powell ao seu opositor...tendo este apoio apenas comentado por alguns apoiantes de McCain como uma "solidariade racial" , portanto uma "traição esperada". Estes comentários racistas chegam a ultrapassar tudo, e é incrivel como podem reunir tantos apoiantes. A campanha agressiva e mesquinha, que mais parecem declarações de guerra, ficaram bem vincadas pela musica de entrada de McCain, desde o poderoso som de Thunder, dos AC/DC, até terminar com a musica do genérico do filme Rocky.

McCain vai precisar de bem mais do que "atacar" Obama se quer vencer as eleições, avisando desde já quer ganhar com "a luta que for necessária", pois já anda "a lutar pela América desde os 17". Apenas tenho a lembrar a McCain que a guerra do Vietname já acabou à muito, e a luta agora é outra, tem que agora "disparar" ideias, projectos, para lutar contra a crise que o País se encontra mergulhada, e o "Charlie" não é Obama, mas sim o seu vazio de ideias.
Mas a experiencia diz-me que já só ele próprio acredita que ainda pode vencer as eleições e joga um jogo sujo, já desesperado, vazio de ideias, mesquinho e já apenas com raiva de um "negro" lhe estar a vencer.

Aliás é a unica coisa que faz com que a América ainda se pergunte quem será o nosso próximo Presidente....pois se Obama fosse branco, todos os jornais estariam à muito tempo preenchidos pela esmagadora vitória do Presidente Obama sobre o fantoche Mcain.

" E o burro sou eu?"

Não poderia fazer um olhar sobre o mundo sem falar num tema que move milhões, que arrasta multidões para dentro de um estádio e as deixa eufóricos durante (normalmente) 90 minutos. Não só, prende milhões de espectadores a essa caixinha mágica (televisão) e movimenta milhões de euros, sendo um verdadeiro negócio à escala mundial.... o Futebol!

Quero deixar já vincada a minha preferência futebolistica, porque isto de amar futebol e se dizer que não se tem preferência clubistica é um paradoxo! (com o devido respeito, Sr.Rui Santos...) Sou Benfiquista (" e isso me envaidece") mas é também verdade que sou um amante de futebol ( e sim, isso é possivel). Sei olhar para um jogo Benfica - Sporting e Benfica-Porto , e se perdermos saber aceitar a derrota ( que espanto!), sei olhar para um jogo do FCP (quando eles jogavam bem à bola, com Mourinho, campeões UEFA E Champions) e aplaudir de pé se jogarem bem, tal como soube elogiar o Sporting quando foram campeões(à uns aninhos) com aquela grande equipa que dava prazer ver jogar.

Adoro o campeonato inglês, que futebol fantástico! Parabéns a todos os portugueses que lá andam, pois estão no melhor campeonato do mundo!
Para quem tinha dúvidas ( eu incluído) da capacidade do Mister Scolari conseguir fazer algo de jeito no Chelsea ( de Mourinho!) deve estar agora de queixo caido, pois não só o homem tem se safado, como acabou este fim de semana de bater o record do melhor arranque de sempre do Chelsea, batendo o inevitável arranque de Mourinho!
Não vou já entrar em precipitações e dizer que ele está a ser muito melhor de que Mourinho e afinal o que Mourinho conseguiu são fafas contadas.... isso seria não ter a minima noção do Chelsea que Scolari encontrou e o Chelsea que Mourinho herdou. É verdade que jogadores como Terry, Lampard e Joe Cole já lá estavam, mas alguém sabia quem eles eram? Mourinho desenvolveu bastante, jogadores como os citados, mas também Ricardo Carvalho, Chech, Drogba.
Não digo que Scolari não está a ter o seu mérito, antes pelo contrário, está a ter e bastante e até já calou as minha criticas interiores ao que iría ele fazer para lá. Só penso é que não se deve esquecer o que Mourinho fez no Chelsea e pensar que chega qualquer um ali e brilha!

Muits saudades de Scolari já deve ter o nosso "querido" ( mas quem é o que quer ali!?) Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Gilberto Madaíl, após ter deixado Scolari sair da Selecção e ter a (brilhante) ideia de ir buscar o Prof. Carlos Queiroz....
Até simpatizava com o senhor, e achava que muito do sucesso do Manchester lhe era devido, mas as suas escolhas catastróficas desde o 11 escolhido para os jogos, como as opções de banco, às substituições, a juntar a (péssima) campanha que Portugal fez até agora mostraram-me o contrário....
Parece que, não é só a mim que os jogos de Portugal têm deixado mal disposto e aziado, é que o Sr. Presidente Madaíl nem conseguiu aguentar o jogo até ao final, pelos vistos teve que ir a correr para a casa de banho......... enfim!

Com isto tudo, Scolari, deve estar agora confortavelmente em Londres a treinar o seu Super Chelsea e a pensar: " E o burro sou eu?"

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

"Good Morning President Obama"





O Senador Obama é uma pessoa que admiro muito, e pela sondagem que existe num site a nivel mundial (http://www.iftheworldcouldvote.com/) posso dizer que pareço não estar só. Obama é a imagem da integridade, correção e confiança. Faz-nos acreditar na política e sonhar que realmente quem está à frente de um Estado está lá a representar os nossos interesses .
Assente nos principios certos para lutar por um mundo melhor, mas ciente da utopia de um mundo perfeito, mostra-se empenhado em chegar o mais perto possivel dessa Utopia.

Os norte-americanos, a crer pelas sondagens estão perto de ter um Presidente da grandeza daqueles que fundaram esta (agora) grande potência mundial, tais como George Washington e Thomas Jefferson e , só mesmo uma questão racial está a travar que as sondagens não coloquem( ainda mais) o Senador Mccain fora da corrida pela Presidência. Nos ultimos dois debates, foi abismal a diferença de ambos, Mccain, uma autentica marioneta da administração Bush e dos Republicanos, um vazio de ideias, uma completa disfunção de Governo e de Governante, o que caracterizou alías a administração Bush.

Num pais tão afundado pela segunda maior crise de sempre(que a não ser bem gerida pode tornar-se na maior de sempre) os norte americanos querem acreditar neste sonho, de ter um Presidente capaz e principalmente disposto a cuidar dos interesses dos seus representantes e do seu País.
Assisto com atenção a admiração que existe pelo Senador Obama, principalmente fora dos EUA. Acredito que o Mundo sente que sendo os Estados Unidos a megapotência mundial, e Obama possivel futuro Presidente desta megapotência, poderemos vir a assistir a uma viragem na história mundial. O bom senso e a diplomacia com que olha para as relações externas, momeadamente com o Médio Oriente( principalmente a relação com Irão), Cuba e Venezuela, faz-me acreditar que com Obama como Presidente, iremos dar os primeiros passos, para um Mundo Utópico pelo qual todos nós sonhamos. Um Mundo em Paz.
Principalmente o Médio Oriente, com o Irão à cabeça, destabilizam a segurança nessa zona que é um constante barril de polvora prestes a rebentar. Há muito se diz que a fricção com o Médio Oriente, é principalmente um problema cultural (opinião da qual partilho completamente) e como tal, deve ser resolvido diplomaticamente, tentando cada vez mais estreitar essa distância que existe entre o nosso mundo ocidental (grandemente representado pelos EUA) e o mundo oriental. Obama já disse que se for preciso se senta à mesa com o Irão sem reservas... tal como com Cuba e Venezuela.......poderemos sonhar?

A sua luta empenhada para fazer renascer este País da crise, lutando em garantir aos cidadãos que vão continuar a ter as suas casas, empregos, as suas vidas...Luta pela dignidade do ser humano, uma luta por todos! Uma luta pela igualdade, uma luta pelos direitos humanos, uma luta por um sonho.....
Como já referiu Kris Shultz, que dirigiu o site Run Obama para convencer o senador a canditar-se a presidente, "Há qualquer coisa de espiritual nele". E a verdade é que transparece da sua postura, dos seus olhos, algo de espiritual, talvez apenas flui através de si a mensagem de que todos nós podemos sonhar, o Mundo vai mudar.

Hoje irá se realizar o ultimo debate entre os dois canditatos e só vejo uma situação acontecer, no minimo Obama sair com a mesma diferença de intenções de voto para Mccain.

Só espero que, a mesquinhez, o ódio racial, e o pior dos seres humanos, não se revele entretanto, e afaste como já antes aconteceu, o realizar de um sonho........I have a dream (Martin Luther King)

O congressista e líder do movimento dos direitos cívicos John Lewis acusou a campanha de McCain de estar a "plantar as sementes do ódio e da divisão" e a potenciar a intolerância e violência racial, com uma série de insinuações que pintam o seu adversário democrata Barack Obama como "diferente" do resto dos americanos.

"Como alguém que foi vítima de ódio e violência durante a campanha pelos direitos cívicos, não posso deixar de ficar profundamente perturbado com o tom negativo da campanha McCain-Sarah Palin. Aquilo a que estou a assistir lembra-me muito um período particularmente destrutivo da história americana", disse John Lewis, lembrando os momentos mais duros da luta da população afro-americana pelo direito ao voto.O congressista foi ainda mais longe e comparou o comportamento de Mccain e Palin ao do antigo governador do Alabama George Wallace, um segregacionista cuja agitação levou ao bombardeamento de uma igreja de Birmingham e à morte de quatro meninas em 1963. "Wallace nunca disparou uma arma, mas criou as condições que encorajaram ataques contra inocentes que simplesmente queriam exercer os seus direitos constitucionais. (...) O senador McCain e a governadora Palin estão a brincar com o fogo, e, se não tiverem cuidado, vão criar uma fogueira que nos pode consumir a todos", sublinhou.

Face a estes factos, a verdade é que os lamentaveis insultos xenofobos e racistas têm se feito ouvir nos discursos de Mccain, mas ele próprio os provocou, e agora teve que fazer o papel que menos queria, ter que defender o seu próprio adversário, o que aconteceu num dos seus ultimos discursos.
Num pais onde já se assistiram a situções tão irracionais e incriveis, devido a pensamentos tão retrogados e sem sentido, espero que este debate, não venha mesmo a ser o "ULTIMO" do Senador Obama e em breve se possa ouvir na Casa Branca " Good morning Mr. President Obama".