quarta-feira, 15 de outubro de 2008

"Good Morning President Obama"





O Senador Obama é uma pessoa que admiro muito, e pela sondagem que existe num site a nivel mundial (http://www.iftheworldcouldvote.com/) posso dizer que pareço não estar só. Obama é a imagem da integridade, correção e confiança. Faz-nos acreditar na política e sonhar que realmente quem está à frente de um Estado está lá a representar os nossos interesses .
Assente nos principios certos para lutar por um mundo melhor, mas ciente da utopia de um mundo perfeito, mostra-se empenhado em chegar o mais perto possivel dessa Utopia.

Os norte-americanos, a crer pelas sondagens estão perto de ter um Presidente da grandeza daqueles que fundaram esta (agora) grande potência mundial, tais como George Washington e Thomas Jefferson e , só mesmo uma questão racial está a travar que as sondagens não coloquem( ainda mais) o Senador Mccain fora da corrida pela Presidência. Nos ultimos dois debates, foi abismal a diferença de ambos, Mccain, uma autentica marioneta da administração Bush e dos Republicanos, um vazio de ideias, uma completa disfunção de Governo e de Governante, o que caracterizou alías a administração Bush.

Num pais tão afundado pela segunda maior crise de sempre(que a não ser bem gerida pode tornar-se na maior de sempre) os norte americanos querem acreditar neste sonho, de ter um Presidente capaz e principalmente disposto a cuidar dos interesses dos seus representantes e do seu País.
Assisto com atenção a admiração que existe pelo Senador Obama, principalmente fora dos EUA. Acredito que o Mundo sente que sendo os Estados Unidos a megapotência mundial, e Obama possivel futuro Presidente desta megapotência, poderemos vir a assistir a uma viragem na história mundial. O bom senso e a diplomacia com que olha para as relações externas, momeadamente com o Médio Oriente( principalmente a relação com Irão), Cuba e Venezuela, faz-me acreditar que com Obama como Presidente, iremos dar os primeiros passos, para um Mundo Utópico pelo qual todos nós sonhamos. Um Mundo em Paz.
Principalmente o Médio Oriente, com o Irão à cabeça, destabilizam a segurança nessa zona que é um constante barril de polvora prestes a rebentar. Há muito se diz que a fricção com o Médio Oriente, é principalmente um problema cultural (opinião da qual partilho completamente) e como tal, deve ser resolvido diplomaticamente, tentando cada vez mais estreitar essa distância que existe entre o nosso mundo ocidental (grandemente representado pelos EUA) e o mundo oriental. Obama já disse que se for preciso se senta à mesa com o Irão sem reservas... tal como com Cuba e Venezuela.......poderemos sonhar?

A sua luta empenhada para fazer renascer este País da crise, lutando em garantir aos cidadãos que vão continuar a ter as suas casas, empregos, as suas vidas...Luta pela dignidade do ser humano, uma luta por todos! Uma luta pela igualdade, uma luta pelos direitos humanos, uma luta por um sonho.....
Como já referiu Kris Shultz, que dirigiu o site Run Obama para convencer o senador a canditar-se a presidente, "Há qualquer coisa de espiritual nele". E a verdade é que transparece da sua postura, dos seus olhos, algo de espiritual, talvez apenas flui através de si a mensagem de que todos nós podemos sonhar, o Mundo vai mudar.

Hoje irá se realizar o ultimo debate entre os dois canditatos e só vejo uma situação acontecer, no minimo Obama sair com a mesma diferença de intenções de voto para Mccain.

Só espero que, a mesquinhez, o ódio racial, e o pior dos seres humanos, não se revele entretanto, e afaste como já antes aconteceu, o realizar de um sonho........I have a dream (Martin Luther King)

O congressista e líder do movimento dos direitos cívicos John Lewis acusou a campanha de McCain de estar a "plantar as sementes do ódio e da divisão" e a potenciar a intolerância e violência racial, com uma série de insinuações que pintam o seu adversário democrata Barack Obama como "diferente" do resto dos americanos.

"Como alguém que foi vítima de ódio e violência durante a campanha pelos direitos cívicos, não posso deixar de ficar profundamente perturbado com o tom negativo da campanha McCain-Sarah Palin. Aquilo a que estou a assistir lembra-me muito um período particularmente destrutivo da história americana", disse John Lewis, lembrando os momentos mais duros da luta da população afro-americana pelo direito ao voto.O congressista foi ainda mais longe e comparou o comportamento de Mccain e Palin ao do antigo governador do Alabama George Wallace, um segregacionista cuja agitação levou ao bombardeamento de uma igreja de Birmingham e à morte de quatro meninas em 1963. "Wallace nunca disparou uma arma, mas criou as condições que encorajaram ataques contra inocentes que simplesmente queriam exercer os seus direitos constitucionais. (...) O senador McCain e a governadora Palin estão a brincar com o fogo, e, se não tiverem cuidado, vão criar uma fogueira que nos pode consumir a todos", sublinhou.

Face a estes factos, a verdade é que os lamentaveis insultos xenofobos e racistas têm se feito ouvir nos discursos de Mccain, mas ele próprio os provocou, e agora teve que fazer o papel que menos queria, ter que defender o seu próprio adversário, o que aconteceu num dos seus ultimos discursos.
Num pais onde já se assistiram a situções tão irracionais e incriveis, devido a pensamentos tão retrogados e sem sentido, espero que este debate, não venha mesmo a ser o "ULTIMO" do Senador Obama e em breve se possa ouvir na Casa Branca " Good morning Mr. President Obama".

Sem comentários:

Enviar um comentário