segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Benfica na frente...(Liga Sagres)

O Benfica este fim-de-semana ao ganhar ao Naval na Luz, e beneficiando da derrota do Porto frente ao Leixões ( no Dragão) e do empate do Sporting em Paços de Ferreira, está finalmente na frente do campeonato...dos "3 grandes". Tudo isto, devido ao até agora surpreendente campeonato do Nacional e Leixões que vão ambos na frente com 13 pontos, senão poderia mesmo dizer-se que o Benfica é lider do campeonato. Mas, o Nacional e o Leixões têm estado muito regulares, coesos. Dou os meus parabéns e o meu destaque a ambos, pois até agora estão a merecer estar na frente do campeonato.

No entanto, algo não deixa de ser realidade. O Benfica está a frente do Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, com mais 1 e 2 pontos respectivamente, o que já não acontecia desde a ultima vez que foi campeão na época de 2004/2005.
Os meus parabéns ao clube que festejou ontem os cinco anos da nova ( e gloriosa) casa, o grande estádio da Luz.
Parabéns à direcção, representada pelo seu Presidente Luis Filipe Vieira, ao Director Desportivo o SENHOR Rui Costa ( eterno MAESTRO), à equipa técnica, principalmente a esse grande "gentleman" do futebol, Quique Flores e finalmente a todos os jogadores que integram a equipa principal pelo trabalho realizado até agora que naturalmente está a reflectir na tabela da Liga Sagres.

Quanto ao jogo em si, não posso dizer que o Benfica fez um grande jogo, porque não o fez...Desta vez, não vou apontar o dedo a uma cabeça amarela, pois ela não teve lá, por consequência também não o posso fazer à pessoa que o não colocou lá dentro. Quique Flores escalou para este jogo aqueles jogadores que à partida deviam jogar, com excepção na minha opinião apenas de um...Ruben Amorim. Foi inclusíve pelo lado onde este jogou, o lado direito, que o Benfica jogou coxo, sem imaginação e profundidade. Quique viu bem o erro e colocou Di Maria no seu lugar ( a minha opção inicial para ocupar aquele lugar), no entanto, não surtiu grande efeito prático, Di Maria nada veio acrescentar ao jogo, aliás os golos nasceram de cruzamentos do lado esquerdo, onde tanto Jorge Ribeiro, mas principalmente Reyes ( mais um bom jogo) conseguiram criar os poucos desiquilibrios que existiram durante os 90 minutos de jogo.
Quique leu bem o jogo ao fazer entrar Katsouranis para o lugar de Carlos Martins e Cardozo para o lugar de Suazo. Pois bem, o miolo ganhou consistência e todos sabemos o grande golo que Cardozo marcou quando já pairava no ar (mais) um empate. De realçar a força de vontade e o acreditar da equipa após sofrer o golo da igualdade. Bons minutos finais a reter por Quique Flores.

Mais uma vez, o Benfica a ver-se a ganhar encolheu-se, ficou com medo de trocar a bola e entregou-a precipitadamente ao adversário sempre que teve a sua posse. Sem querer tirar mérito ao Naval, que também o teve, mas o Benfica não se pode fechar assim a ganhar 1-0....
Quique Flores fala em "falta de confiança", algo que concordo, acredito que se o Benfica se continuar a ganhar jogos e a criar esse hábito, que na verdade não existia nas ultimas épocas, vai se notar confiança a crescer com o grupo. É muito importante, o grupo sentir essa confiança, pois ao estar a ganhar, cria a estabilidade necessária para trocar a bola com segurança, aguentando a bola em sua posse, para no momento certo desequilibrar e criar perigo concreto na baliza adversária.

Força SLB! Continuem o bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário