quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Solidão

Eu não me sinto só...

Tenho aqueles pombos sempre perto de mim,
o cão a quem já me habituei a chamar de Eusébio,
passa todos os dias aqui à mesma hora
quando o sol fica bem no centro lá em cima.

Tenho os casais de namorados que se sentam longe do meu banco,
fingem não me ver, não existir, mas estão ali e fazem-me companhia.
Enchem o meu coração de amor, de lembranças,
De sonhos.
Tenho o vento que rodopia pelo o meu corpo
como um abraço apertado e longo
todas as noites, e manhã frias.

Tenho o som do tilintar das moedas
a cair sobre a caixa das esmolas aos meus pés.
Já tive uma família e amigos,
o seu amor, a sua companhia.
Agora tenho apenas o forte abraço da solidão.


Post em resposta (comentário) ao Arrumadinho

12 comentários:

  1. muito bom.... gostei muito.... :)

    A solidão é terrivel...

    bj*

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito... Muito bonito de facto!
    Mas sabes, alguns desses indivíduos estão e são assim porque querem, porque muitos deles continuam a ter família e amigos, mas não as/os querem... Conheço algumas histórias a quem já recusaram a mão de ajuda!
    Bjins

    ResponderEliminar
  3. Mt bom* Mas deprimente...a solidão é terrível! Bj*

    ResponderEliminar
  4. Cada vez que vejo uma "história" destas pela rua, fico comovida e rezo para nunca na vida encontrar elguem conhecido naquela situação pois acho que seria uma dor muito grande ver o que certas pessoas eram e deps no que se tornaram......
    Rezo para que nunca me aconteça a mim.....

    E apenas pergunto o que aquelas pessoas passaram para chegar aquele ponto....

    Tudo bem que há quem não queira ajuda neste mundo, mas por ai, por cada esquina, existe um ser humano a precisar apenas de um abraço para ser e se sentir feliz.

    Deixo-t um video porreiro que ilustra isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRJdd4

    repara como é que certas pessoas são perconceituosas e apenas o abraçam pk "seguem o comboio" que o faz....

    ResponderEliminar
  5. Admiro profundamente as pessoas que, pelas mais variadas e complexas razões, preferem estar só consigo mesmas. Sempre as vi como as mais plenas.
    Existe actualmente uma necessidade frenética de não se estar só, saltitando por aqui e acolá, sem sentido. E bem mais triste é ver ao ponto em que essas pessoas chegam quando olham para dentro e apenas vislumbram vazio: moral, emocional, intelectual, and so on.
    Não me assusta a solidão, pois seria o mesmo que me assustar comigo mesma.

    ResponderEliminar
  6. se há algo que me incomoda é as pessoas que estão na rua. Incomoda por principalmente duas razões a situação delas e a forma como nós lidamos com essa situação, ou melhor, como não lidamos. Para mim é assustador vê-las ali e eu nada fazer. Mostra muito no tipo de ser que nos tornámos e essa imagem é tão triste como alguém estendido no chão da rua, coberto com caixas de cartão. Por isso digo tantas vezes... os outros são um importante espelho de nós.
    um abraço
    su

    ResponderEliminar
  7. Texto lindo. Adorei!
    A solidão assusta-me. Não gosto de a sentir e não gosto de ver pessoas sós.

    ResponderEliminar
  8. A todas o meu obrigado pelos elgoios e pelos comentários! A solidão é sem dúvida dificil, já me senti bastante sozinho quando tive no meu primeiro ano no Porto, onde não conhecia ninguém, mas também já me senti sozinho em casa, com a minha familia. No entanto, não imagino a solidão que estas pessoas passam. E fui por lêr o Post "Solidão" do Arrumadinho que me lembrei desta situação. Por muita solidão que ele possa sentir, a solidão não é exclusivo de alguém que ama. Que está apaixonado.

    Binhos***

    Maria ia: Eu ando a desejar uma férias, e não não é para ir com a cara metade nem com os amigos aqui ou ali, é para ter simplesmente algum tempo para mim. Gosto muito de me divertir com os meus amigos, a minha familia, com aquela pessoa especial, mas gosto muito do meu espaço, de estar comigo.
    Há um anúncio que dava na Tv que falava das perspectivas de ver as coisas, e uma delas era do género " Meia hora à espera de alguém, ou meia hora consigo próprio?" Eu sou adepto da última parte e admiro as pessoas que também vêm as coisas dessa forma. É bom ter alguém como é obvio, mas não tenho medo de estar só.

    bj*

    ResponderEliminar
  9. A pior solidão é estar só quando se está acompanhado...

    :(

    ResponderEliminar
  10. A plenitude atinge-se quando se alcança um equilíbrio, quando - em qualquer situação - estamos bem connosco próprios e com o outro. Resumindo, quando se está "bem com a vida" :).
    É claro que as pessoas que vemos na rua, e principalmente as que mais se isolam, apresentam problemas de relacionamento com o outro, mas isso é reflexo de algo muito mais complexo... Nestes casos, há que sairmos de nós e estendermos a mão. Afinal, poderá estar nessas pessoas a imagem do nosso reflexo, que não queremos ver. Apenas nos confrontando com o outro é que nos podemos conhecer a nós mesmos.

    ;)

    ResponderEliminar
  11. Se estás com a "solidão" então é porque estás acompanhado ... ela veio fazer-te companhia, para não estares só.

    :)
    * * *

    ResponderEliminar