sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Piloto Automático


Acordei. "Nem quero acreditar que já é sexta-feira", pensei para mim. O tempo tem passado com uma velocidade alucinante, vive-se cada vez mais em sistema "auto-piloto". Sai-se de casa de manhã para o trabalho e lá ligamos o "auto-piloto" para não ter que passar por aquilo tudo que já estamos fartos de o fazer todos os dias. Os movimentos, os actos, as decisões, já saem automatizadas. Hora do almoço. Sai-se para a rua, quem tem esse privilégio, senão fica a comer num cantinho muito bem acomodado pela empresa onde tem um micro-ondas para aquecer a refeição que se trouxe de casa. Desligamos o "auto-pilot", os colegas de trabalho começam cagarejar temas de trabalho, vivem com aquilo no sistema, entranhado nos poros, para não ouvir aquilo desliga-se o sistema e coloca-se em piloto-automático, nem se saboreia os alimentos. Quem vai a um café-restaurante (meu caso), senta-se à mesa, olhos colados de imediato no jornal, televisão. As cenas do costume, guerra, (incompetencia) dos políticos, mais mortes na estrada, mais uns assaltos a gasolineiras , futebol...vive-se uma realidade que não é a nossa.
Como a correr, sempre com a sensação que tenho que ir trabalhar.

Quando se sai do trabalho, todo o corpo e a mente pedem para não sair daquele "confortante" estado vegetativo e vamos assim até casa que já vamos cansados e não queremos ouvir nada, nem ninguem, nem querer sequer enfrentar algum problema que exista (que sim esses valem a pena ser confrontados) e quando damos por ela estamos a acordar para mais um dia...

Vivemos cada vez mais uma vida que não é a nossa. Vivemos neste sentimento difuso de perda de controle sobre a nossa realidade, sobre o que queremos fazer, sobre o mundo que nos cerca. É tempo de parar de andar nem a oito ou oitententa, apenas ir vivendo a vida e aproveitando cada segundo daquilo que ela tem para nos oferecer.
Dá vontade de cantar:
"Sometimes I feel the fear of uncertainty stinging clear
And I cant help but ask myself how much Ill let the fear take the wheel and steer
Its driven me before, it seems to have a vagueHaunting mass appeal
Lately Im beginning to find that I should be the one behind the wheel
Whatever tomorrow brings, Ill be there
With open arms and open eyes yeah
Whatever tomorrow brings, Ill be there, Ill be there..."
Incubus- "Drive"

1 comentário:

  1. Isso chama-se rotina e nao ha coisa pior. Eu tenho medo da rotina, tenho medo de viver assim por isso desligo o piloto automatico sempre que me apetece.

    ResponderEliminar