terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Mundo em suspenso, anseia pela mudança. Yes We can!

O Mundo está de olhos postos na América. Chegou , finalmente, o dia das eleições, o dia decisivo, não só para ambos os candidatos, nem só para os norte-americanos. Chegou um dia decisivo para a humanidade. Chegou a altura de entendermos que no âmago da nossa existência está um conjunto de ideias, valores, problemas que apesar das nossas diferenças nos une mais do que nos separa. Chegou o tempo de o conjunto de valores e ideais sairem dos papeis, de deixarem de ser meras útopias e passarem a ser realidades, no nosso dia a dia, para todos. Não é preciso olhar muito à nossa volta para ver que perdemos muitos dos nossos valores, ficaram perdidos no passado, são letra morta nas nossas constituições, nas nossas politicas, nas nossas leis...dentro de nós próprios. Chegou o tempo de se ter a audácia de defender os nossos ideais, valores e da esperança de alcançar os nossos sonhos. O Mundo anseia por mudança, o Mundo quer esperança. O Senador Barack Obama já referiu a "urgência da mudança" e o Mundo está em suspenso aguardar os resultados das eleições que vão mudar a curso da história e da Humanidade.
Tudo indica que a mudança está a chegar, os dez inquéritos que diariamente medem a intenção de voto da população apontam diferentes intervalos a separar Obama de John McCain, mas uma média de todos os resultados coloca a diferença nuns confortáveis sete pontos para Obama.
O mais importante, mesmo que a questão racial seja decisiva no final e afaste Obama da Presidência dos Estados Unidos da América, é que a América, o Mundo, retenha a mensagem deste homem fantástico, que teve a audácia de enfrentar tudo e todos, defendendo os seus ideais e valores mesmo quando todos achavam o contrário, sem medo de ser ridicularizado por defender os seus valores, de lutar contra o poder institucionalizado. Está na altura de nos unirmos em torno daquilo que nos une, mais do que naquilo que nos separa. Chegou a altura de nos levantarmos e dizermos, basta, chegou a altura de mudar.
Obama mostrou que é possivel, mesmo aquilo que já tomamos por impossível. É tempo de deixarmos de esconder os nossos sonhos e esperanças que estão oprimidos dentro de nós, escravos dos nossos medos, dos nossos conformismos. Vamos agarrar esta oportunidade e mudar, todos nós. Cada um tem um papel a desempenhar num desígnio que nos ultrapassa a todos, mas que a todos nós diz respeito.
Obama já está a conseguir uma coisa notável e ainda não é Presidente. Os analistas falam numa nova dinâmica e num novo alinhamento, antecipando um ajustamento ideológico do país. "Estamos a falar do redesenho do mapa político, com as regiões azuis e vermelhas a mesclarem-se em grandes manchas púrpuras", notava o The New York Times. Ou seja as pessoas já se estão a unir entre si, pondo de lado ideologias partidárias, raças, crenças religiosas.
Quero retribuir um pouco da esperança que Obama me tem deixado, Senador Obama, YES YOU CAN!

Sem comentários:

Enviar um comentário