quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A mudança chegou aos Estados Unidos

Aquilo pelo que o mundo aguardou suspenso durante um dia aconteceu. Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos da América. Como referiu no seu discurso, após já se confirmarem as expectactivas que o apontavam como vencedor, "Se ainda há alguém que duvida que a América é o lugar onde todas as coisas são possíveis,teve esta noite a sua resposta". E a verdade é que Barack mostrou à América e ao mundo que tudo é possivel, é preciso acreditar, ter a " audácia da esperança", querer muito e trabalhar igualmente tanto.
Quando se quer muito uma coisa, todo o universo conspira para que ela aconteça, e ao longo do seu percurso até ontem à noite o universo foi conspirando para o 44º presidente dos EUA fosse Barack Obama.
Apenas quero deixar os meus parabéns pela campanha fantástica que fez durante este dois anos intensos, luta, sacrificio, entrega, humlidade e muito crer.
Espera-o uma tarefa árdua, porque a "herança" deixada pelos 8 anos do Presidente Bush e da administração Repúblicana deixaram o país mergulhado numa tremenda crise. Não só financeira,mas também noutras áreas. Esperam ao próximo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama que toma oficialmente posse como Presidente no dia 20 de Janeiro, vários problemas, graves, para resolver.

Internamente

  1. Crise Financeira- Injectar confiança nos mercados e nos consumidores. Divida externa ascende a dez biliões e a economia está ameaçada de recessão pela grave crise
  2. Segurança social e saúde- Os EUA são o único país rico e desenvolvido que não tem saúde gratuita e universal para todos os seus cidadãos. Estudos indicam que , 47 milhões de americanos não têm seguro de saúde, ou seja, 16% do total da população.
  3. Energia e ambiente - A América consomem mais de 20 milhões de barris de petróleo por dia. Doze milhões dos quais são importados.O que signifca que num ano os EUA gastam 475 mil milhões de dólares do seu orçamento só em combustível. Não só por uma questão económica, mas também ambiental, o futuro da energia dos EUA poderá passar pelo desenvolvimento das energias alternativas. Vamos ver como Obama olha para esta questão, tal como, também, pretende tratar a questão ambiental. Os EUA são o maior poluidor mundial - cada americano produz por ano 19,4 toneladas de dióxido de carbono (um chinês produz 5,1 toneladas). Será curioso ver se Obama e os EUA irão participar no novo protocolo com o objectivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufaque será assinado em Copenhaga no final de 2009 uma vez que não ractificaram o anterior Protocolo de Quioto.

Relações Externas

  1. Guerra ao Terrorismo- Bin Laden continua a monte e guerra no Afeganistão está longe de ser controlada.
  2. Ameaça Nuclear- A ameaça Irão e o seu recorrente enriquecimento de Urânio a um ritmo alucinante, para fins energéticos garanten. Os ayatollahs já manifestaram abertura para falar com o presidente dos EUA, tal como Obama já o tinha manifestado durante as eleições. Acredito que Obama venho a tentar chegar a uma solução diplomática, mas tem aqui uma decisão dificil, entre a diplomacia e se esta falhar um Irão nuclearmente armado, ou uma solução militar. Talvez ainda mais preocupante, a Coreia do Norte, que já fez inclusive testes à bomba nuclear e, o mistério em volta da saúde do " Querido Lider", Kim Jong-il. Se algo suceder ao lider, quem ficará em seu lugar?
  3. Imagem Internacional- Os (tristes) acontecimentos na guerra do Iraque com a humilhação de soldados Iraquianos por parte de soldados Americanos e os relatos de tortura e de devastação dos direitos humanos, coloca os EUA muito mal visto por todo o mundo, principalmente pela Europa. Cabe a Obama, retomar a credibilidade e imagem dos EUA. Os EUA têm que se abrir ao mundo, principalmente à Europa, seu aliados, e convencer velhos rivais e adversários, Russia e China.

Desejo a melhor sorte do mundo, tire um hoje um dia para descansar, mas apartir de amanha arregaçe as mangas e prepara-se para o maior desafio da sua vida. Continue a sua jornada pela mudança, pela esperança, por um sonho. Espera-o uma luta dificil, existem grandes expectactivas, mas sei que não as vai deixar defraudadas.

Caros cidadãos do mundo( porque sim sou português, mas sou cidadão do mundo) a mudança chegou aos Estados Unidos, vamos todos entrar neste "comboio".

Sem comentários:

Enviar um comentário